Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles e de
suas considerações sobre a influencia ou não destes filósofos na Educação
atual.
Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores.
Um dos primeiros foi o grego Sócrates, para quem os jovens deveriam ser
ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão, o
conhecimento são poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam
preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as
prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir
sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um
numero maior de pessoas. Duas vertentes O quadro de afiliações filosóficas que você
encontra anexado a capa desta edição se baseia no principio de que as duas tendências
a idealista, de Platão, e a realista, de Aristóteles podem ser traçadas em toda
a historia da filosofia no Ocidente – esse e um critério possível, mas não
absoluto. Mesmo quando dominada pelo cristianismo, durante a Idade Media, a educação
experimentou as vertentes idealista e realista, uma seguida
da outra.
Vimos que em toda época tem a sua própria educação, que busca atentar as
reais necessidades de cada período da historia. Notamos que cada necessidade histórica,
a educação vai se modificando morosamente em conflito com a educação do período
anterior. Isso ocorre porque novas exigências vão sendo fixadas no cenário da
vida social pelas novas conjunturas em cena. Um estudo da educação a partir de
um contexto histórico e importante, pois nele estão juguladas as raízes do
presente. Vimos também que a educação de cada povo surge através de sua
historia como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, e
importante também resgatar a historia da educação, para que possamos abranger a
época moderna. Com isso a educação de cada época e constituída a partir de uma
serie de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o
interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens, operar as mudanças
com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade uma linha
progressista ou não de desenvolvimento.
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