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segunda-feira, 14 de maio de 2012

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Pensamento Educacional de Platão e Aristóteles e de suas considerações sobre a influencia ou não destes filósofos na Educação atual.

Antes mesmo de existirem escolas, a educação já era assunto de pensadores. Um dos primeiros foi o grego Sócrates, para quem os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmos. Para seu discípulo Platão, o conhecimento são poderia ser alcançado num plano ideal e nem todos estariam preparados para esse esforço. Aristóteles, discípulo de Platão, inverteu as prioridades e defendeu o estudo das coisas reais como um meio de adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino que ele preconizou era acessível a um numero maior de pessoas. Duas vertentes O quadro de afiliações filosóficas que você encontra anexado a capa desta edição se baseia no principio de que as duas tendências a idealista, de Platão, e a realista, de Aristóteles podem ser traçadas em toda a historia da filosofia no Ocidente – esse e um critério possível, mas não absoluto. Mesmo quando dominada pelo cristianismo, durante a Idade Media, a educação experimentou as vertentes idealista e realista, uma seguida
da outra.
Vimos que em toda época tem a sua própria educação, que busca atentar as reais necessidades de cada período da historia. Notamos que cada necessidade histórica, a educação vai se modificando morosamente em conflito com a educação do período anterior. Isso ocorre porque novas exigências vão sendo fixadas no cenário da vida social pelas novas conjunturas em cena. Um estudo da educação a partir de um contexto histórico e importante, pois nele estão juguladas as raízes do presente. Vimos também que a educação de cada povo surge através de sua historia como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, e importante também resgatar a historia da educação, para que possamos abranger a época moderna. Com isso a educação de cada época e constituída a partir de uma serie de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo conhecimento. Contudo, compete aos homens, operar as mudanças com o objetivo de projetar tanto na educação quanto na sociedade uma linha progressista ou não de desenvolvimento.

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