Teoria da “Maiêutica” defendida por Sócrates.
O método
socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que
consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta
dos próprios valores. Para isso ele faz uso de perguntas simples e quase
ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições
presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e
preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores,
aprendendendo a pensar por si mesmo.
Tal técnica deve seu nome
socrático a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o
primeiro a utilizá-la. O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus
diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão. Nesses textos
Sócrates, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica levar ou induzir
uma pessoa, por ela própria, ou seja, por seu próprio raciocínio, ao
conhecimento ou à solução de sua dúvida e pela ironia, levava o seu
interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à
conclusão de que o seu conhecimento é limitado. No entanto, Aspasia é referida
por Sócrates como uma das mais importantes personalidades a orientá-lo em seu
desenvolvimento intelectual e filosófico, sobretudo na arte da retórica. Alguns
acadêmicos acreditam que teria sido Aspasia quem inventou o método socrático.
Desde seu princípio na
antiguidade o método socrático foi utilizado e desenvolvido por diversos
filósofos até a atualidade. Leonard Nelson e Gustav Heckmann são dois
importantes nomes ligados ao uso atual do método na filosofia. Sobretudo com o
desenvolvimento da terapia cognitiva nos anos 60 do séc. XX, o método socrático
passou a ser utilizado como método de entrevista em diversos contextos de
psicoterapia e aconselhamento.
Nietzsche viu em Sócrates a mudança da filosofia, a que denomina funesta, intuitiva, para uma filosofia da racionalidade desagregadora da vida, referindo-se a Teoria dos Dois Mundos surgida pelo seus ensinos no discípulo Platão. Já Kierkegaarsalienta no método socrático o destaque à ironia. Apreço à ironia é a opinião com que concorda Schuster, e define nele o pouco apreço à própria ciência no saliente ditado. Só sei que nada sei e a elevação da ética e da arte de viver, visto que no seu ensino a felicidade seria o fim a ser alcançado na vida.
Nietzsche viu em Sócrates a mudança da filosofia, a que denomina funesta, intuitiva, para uma filosofia da racionalidade desagregadora da vida, referindo-se a Teoria dos Dois Mundos surgida pelo seus ensinos no discípulo Platão. Já Kierkegaarsalienta no método socrático o destaque à ironia. Apreço à ironia é a opinião com que concorda Schuster, e define nele o pouco apreço à própria ciência no saliente ditado. Só sei que nada sei e a elevação da ética e da arte de viver, visto que no seu ensino a felicidade seria o fim a ser alcançado na vida.
Essa expressão "dar a luz intelectual" é muito pertinente para explicar a Maiêutica, uma vez que o indivíduo é bastante questionado para chegar as conclusões. As respostas são extraídas do interior da pessoa através de diversos questionamentos. Muito legal. Esta técnica é muito bacana se utilizda nos alunos.
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